Implantes e Anticoncepção

O que é Implanon?

O Implante Contraceptivo Subdérmico é um dispositivo anticoncepcional, que age pela liberação de progesterona. Sua ação dura por até 3 anos, sendo fácil de inserir e de remover.
A eficácia é muito alta sendo maior que a ligadura das trompas uterinas, que o dispositivo intrauterino (DIU) e o anticoncepcional oral.
Trata-se de um bastão pequenino que tem cerca de 2 mm de diâmetro por 4 cm de comprimento, semelhante a um palito de fósforo.

Como o implante anticoncepcional impede a gravidez?

O Implanon é inserido no antebraço, liberando continuamente um hormônio derivado da progesterona
– o etonogestrel
– na corrente sanguínea.

Esse hormônio bloqueia a ação dos ovários, impedindo-os de liberar óvulos e também aumenta a hostilidade do muco cervical, ficando mais espesso e, portanto, reduzindo a motilidade do espermatozoide.

Como é a inserção do Implanon?

A inserção do Implanon deve acontecer em uma clínica especializada ou consultório médico. O procedimento é feito com anestesia local, rápido e praticamente indolor.

Como se dá a adaptação ao Implanon?

Uma vez inserido o implante, iniciaremos a fase de adaptação. Esse período dura de 3 a 6 meses, podendo haver irregularidade menstrual, porém sem nenhuma repercussão sobre a segurança do implante como anticoncepcional.

O implante anticoncepcional é indicado para mim?

O Implanon pode ser usado por mulheres que qualquer idade; muito indicado nos casos de esquecimento frequente de pílula, gastrite ou intolerâncias que impeçam a ingestão de comprimidos e conta indicação ao estrogênio, já que o implante contém apenas Progesterona é seguro nesses casos. Sempre durante a consulta avaliamos individualmente cada caso para escolha do método.

Confira as vantagens do Implanon:

Tem alta eficácia na prevenção da gravidez, que começa poucos dias após a inserção do implante;
Duração de três anos, não precisando que a paciente tenha que se lembrar diariamente de fazer uso de algum método;
Impede a menstruação, na maioria dos casos, o que é ideal para mulheres que sofrem de fluxos intensos e desconfortos
Reduz a tensão pré-menstrual;
É uma alternativa ao estrógeno, pois muitas mulheres não podem fazer uso anticoncepcionais à base desse hormônio;
Não causa incomodo gástrico, já que a absorção é subdermica;

Quais as contraindicações do Implanon?

Assim como todo medicamento, o implante anticoncepcional pode causar alguns efeitos colaterais. Por isso, antes de escolher esse método, é essencial conversar com o seu ginecologista.
Além disso, é essencial lembrar que o uso do Implanon não protege o organismo contra doenças sexualmente transmissíveis. Apenas a camisinha, que é um método de barreira, é capaz de ter uma proteção eficaz contra as DSTs.