O DIU de Prata, é um pequeno dispositivo, disponível em diversos formatos, com a vantagem de ser um método prolongado de anticoncepção. Possui cobre e em seu núcleo um fio de prata que retém a liberação do cobre tornando a fragmentação mais lenta no decorrer dos anos.
A liberação de íons imobilizam os espermatozoides e impedem que eles fertilizem o óvulo. Com 99% de eficácia, é um dos métodos contraceptivos mais eficazes, seguros e econômicos.
•Isento de ação hormonal na mulher, o DIU de prata é mais fácil de ser inserido no útero, já que é mais fininho e maleável quando comparado aos outros modelos de cobre e hormonais.
•Outro ponto positivo do dispositivo é que ele possui eficácia contraceptiva melhor do que as pílulas anticoncepcionais – com taxa de falha de 0,5% ao ano ou 1 falha a cada 2 anos em um grupo de 100 usuárias.
•O aparelho também pode ser usado em mulheres que tiveram câncer de mama, tem menor fragmentação do cobre no organismo e mais estabilidade quando comparado aos outros DIUs não hormonais.
•Por não utilizar hormônios, o DIU de prata é isento de efeitos colaterais possíveis com o DIU de Mirena, como acne, oleosidade de pele, queda de cabelo e retenção hídrica.
O procedimento é feito em consultório pelo ginecologista, em geral guiado por ultrassom aumentando a segurança na inserção. Algumas mulheres relatam um pequeno desconforto, como uma cólica menstrual no momento que o DIU passa pelo canal do colo, costumamos utilizar anestésico tópico para minimizar o desconforto. O procedimento completo é rápido e pode durar cerca de meia hora.
Dra. Bruna Ghetti © Copyright 2020 – Todos os direitos reservados.