Implantes e Anticoncepção

DIU DE prata

O DIU de Prata, é um pequeno dispositivo, disponível em diversos formatos, com a vantagem de ser um método prolongado de anticoncepção. Possui cobre e em seu núcleo um fio de prata que retém a liberação do cobre tornando a fragmentação mais lenta no decorrer dos anos.

A liberação de íons imobilizam os espermatozoides e impedem que eles fertilizem o óvulo. Com 99% de eficácia, é um dos métodos contraceptivos mais eficazes, seguros e econômicos.

Como funciona o DIU de Prata?

Por ser um método livre de hormônios, é ótimo para mulheres que não querem ou não podem fazer uso de métodos hormonais. Ele tem um formato diferente do DIU de cobre pois ele tem forma de Y e não de T. Esse detalhe parece garantir um menor desconforto no momento da colocação e um encaixe mais preciso dentro do útero.

Vantagens do DIU de Prata

•Isento de ação hormonal na mulher, o DIU de prata é mais fácil de ser inserido no útero, já que é mais fininho e maleável quando comparado aos outros modelos de cobre e hormonais.
•Outro ponto positivo do dispositivo é que ele possui eficácia contraceptiva melhor do que as pílulas anticoncepcionais – com taxa de falha de 0,5% ao ano ou 1 falha a cada 2 anos em um grupo de 100 usuárias.
•O aparelho também pode ser usado em mulheres que tiveram câncer de mama, tem menor fragmentação do cobre no organismo e mais estabilidade quando comparado aos outros DIUs não hormonais.
•Por não utilizar hormônios, o DIU de prata é isento de efeitos colaterais possíveis com o DIU de Mirena, como acne, oleosidade de pele, queda de cabelo e retenção hídrica.

Como funciona a colocação do DIU?

O procedimento é feito em consultório pelo ginecologista, em geral guiado por ultrassom aumentando a segurança na inserção. Algumas mulheres relatam um pequeno desconforto, como uma cólica menstrual no momento que o DIU passa pelo canal do colo, costumamos utilizar anestésico tópico para minimizar o desconforto. O procedimento completo é rápido e pode durar cerca de meia hora.

Quem pode Usar?

Basicamente, todas as mulheres em fase reprodutiva podem usar o DIU, desde que não possuam infecções uterinas importantes, malformação uterina, câncer de colo de útero e distúrbios de coagulação. Ao contrário das pílulas contraceptivas, o DIU não aumenta os riscos de trombose.

Converse com seu ginecologista sobre o DIU

Consulte seu ginecologista, para uma avaliação individualizada e escolha do método contraceptivo mais adequado.

Inserção de DIU de Prata

A colocação é realizada na maioria dos casos em consultório, em qualquer fase do ciclo menstrual, com a confirmação de não estar gestante, com anestesia local e preferencialmente guiada por ultrassom. O cuidado necessário pré inserção é estar com exame ginecológico atual normal e posterior a colocação abstinência sexual por 48h. Converse com seu ginecologista sobre as possibilidades, para a escolha do melhor método.