Implantes e Anticoncepção

DIU DE COBRE

O DIU DE COBRE é revestido de cobre e não envolve o uso de hormônios, pode permanecer no útero por até 10 anos. Por meio de ação iônica, o cobre cria um ambiente hostil para o espermatozoide, impedindo que ele se encontre com o óvulo.

Vantagens

Uma vez que o DIU de Cobre não envolve o uso de hormônios, geralmente tem menos efeitos colaterais. Como por exemplo, alterações de humor, peso ou diminuição da libido, e ainda pode ser utilizado em qualquer idade e não interfere na amamentação.
Você sabia que existem diferentes formatos e tamanhos de DIU de Cobre? Durante a consulta prévia avaliamos para a melhor escolha.

Desvantagens

A desvantagem é que o DIU de cobre pode provocar ciclos menstruais mais longos e intensos e, por consequência, as cólicas.

Como funciona a colocação do DIU?

O procedimento é feito em consultório pelo ginecologista, em geral guiado por ultrassom aumentando a segurança na inserção. Algumas mulheres relatam um pequeno desconforto, como uma cólica menstrual no momento que o DIU passa pelo canal do colo, costumamos utilizar anestésico tópico para minimizar o desconforto. O procedimento completo é rápido e pode durar cerca de meia hora.

Como o DIU Kyleena funciona

•Espessamento do muco presente no colo uterino, impedindo a entrada dos espermatozoides no útero;
•Atrofia do endométrio, dificultando a implantação do embrião;
•Processo inflamatório no endométrio, causado pela presença do DIU dentro do útero, semelhante ao que acontece no DIU de cobre.

O Kyleena, assim como o Mirena, não impede a ovulação, considerados métodos de barreira.

Converse com seu ginecologista sobre o DIU

Consulte seu ginecologista, para uma avaliação individualizada e escolha do método contraceptivo mais adequado.